A Alameda Maria do Carmo Bonfim, avenida localizada na região central da cidade de Pacaembu, recebia constantes reclamações de trânsito por ter estacionamento de veículos e circulação em duas vias que atrapalhavam o tráfego, dado seu estreito alargamento. Ao longo dos últimos anos, em ao menos três oportunidades o tema foi debatido na Câmara Municipal após diversos pedidos de intervenção.
Em 2019 o vereador Luiz Steque indicou que a via fosse declarada de mão única, reiterando sua indicação em 2022 e em 2024, junto com a saudosa vereadora Cidinha Vechiati. O tema foi levado ao CONSEG (Conselho de Segurança do Município), onde entidades e civis debateram o tema visando uma solução.
Após ampla discussão, nas últimas semanas a via foi declarada de mão única e com faixa amarela em um dos lados por toda sua extensão, ou seja, com proibição para estacionar. O local já sofreu as alterações e sinalizações necessárias e a mudança possibilita tráfego livre e sem interrupções. A Polícia Militar inclusive já pode autuar condutores que não cumprirem a legislação, tanto estacionando em local proibido quanto transitando em via contra-mão.