No último dia 21 de outubro, a Diretoria de Cultura do município de Pacaembu, através da Lei Paulo Gustavo, promoveu um workshop de musicalização infantil que encantou os estudantes da EMEI Dr. José Francisco Ferreira. A atividade organizada pela Escola de Música “Acordes para Vida” do professor Daniel Sales Rodrigues, atendeu cerca de 190 alunos ao longo do dia, envolvendo seis turmas no período da manhã e cinco turmas no período da tarde.
A oficina cultural “Escola Musicalizada” foi um sucesso entre as crianças, que tiveram a oportunidade de explorar os elementos básicos da música, como intensidade, duração e timbre. Sob a orientação do professor Daniel, os alunos foram incentivados a aplicar esses conceitos por meio de instrumentos percussivos, acompanhados por um instrumento de cordas. A proposta didática despertou a curiosidade dos pequenos e ampliou suas capacidades de percepção auditiva e expressão musical.
“Nosso objetivo é aproximar as crianças da música de forma lúdica, oferecendo um primeiro contato com os sons e ritmos de maneira acessível e interativa”, afirmou professor Daniel Sales Rodrigues, destacando a importância da musicalização infantil no desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional.
A oficina de musicalização infantil deixou marcas positivas, tanto nos alunos quanto nos professores, com evidente empolgação das crianças ao experimentar os instrumentos e perceber a relevância da música em suas vidas. “Foi uma experiência incrível ver o brilho nos olhos das crianças ao interagir com os instrumentos. É muito gratificante participar de projetos como esse”, comentou a pedagoga responsável Gisele César Spósito Rodrigues.
A iniciativa reforça o poder da educação musical desde cedo, contribuindo para a formação integral dos alunos e para o enriquecimento da cultura em nossa cidade.