A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo determinou, de forma relâmpago, que esta terça-feira, 15, não seria considerado dia letivo, em homenagem ao Dia dos Professores, comemorado mundialmente após a decretação da UNESCO, em 1994. Como resultado à esta determinação estadual, os professores do Estado de São Paulo ganharam um “dia de descanso”, contando que esta data letiva deve ser reposta em outra ocasião, a ser definida pela secretaria.
A decisão de transformar o dia do professor em um feriado escolar foi publicada nesta segunda-feira (14), no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em resolução que oficializa o Dia do Professor de 2024 como feriado escolar, portanto, dia não letivo nas mais de 5.000 escolas estaduais da rede. A data comemorativa é válida para todos os professores que atuam nas escolas estaduais e as aulas serão retomadas normalmente na quarta-feira (16). As unidades de ensino permanecerão abertas para atividades administrativas.
DIA LETIVO DEVE SER REPOSTO
Contudo, como todo dia letivo escolar deve ser realizado seguindo o calendário escolar, a Secretaria de Educação deve nortear a substituição desta por nova data para que os professores e a comunidade escolar faça sua reposição, podendo ser feita em um “sábado letivo”.