Moradores de diversas cidades da região vêm sofrendo muito com o uso do desvio de acesso alternativo à vicinal Pacaembu-Mirandópolis, desde que a vicinal sofreu interdição total por conta das fortes chuvas ocorridas em março. O problema que já era grande se tornou ainda maior com a chuva contínua que vem caindo em Pacaembu nos últimos 3 dias.
Acontece que a estrada rural tem ficado com grande acúmulo de água, e o fluxo de veículos ficou muito intenso por ser a única forma de chegar aos CDPs onde diariamente dezenas de agentes penitenciários e servidores precisam passar para chegar ao seu local de trabalho.
A prefeitura de Pacaembu já deu a ordem de serviço para início da execução das obras de recuperação da vicinal, através de convênio com o Estado de São Paulo e a Defesa Civil, que aportaram o valor. A empresa foi notificada e deverá iniciar a obra em breve. Além disso, tratores da prefeitura de Pacaembu atendem com reboque os veículos que sofrem atolados e não conseguem passar pelo trecho, de forma paliativa.
Foi decretado estado de emergência pelo Prefeito João Francisco desde o dia 1º de março, pelo prazo de 180 dias, homolago também pela Defesa Civil e pelo Governo de São Paulo.