Em 2016 a então “FAI – Faculdades Adamantinenses Integradas”, conquistou o título de Centro Universitário, promovendo bases de pesquisa científica e projetos de extensão. A transição de Faculdade para Universidade, ocasionou a mudança do nome da marca de “FAI”, para “UniFAI”, com protagonismo no novo curso de Medicina na região.
Contudo, o Centro Universitário Assunção, da Fundação São Paulo, alegou utilizar o nome “UNIFAI”, desde outubro de 2002, com devido registro de nome e marca, motivo que fez a Fundação São Paulo ingressar com Ação de Propriedade e Direito de Marca contra a UniFAI de Adamantina.
O Juíz responsável por julgar o Agravo de Instrumento, que tramita na 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial, atendeu o pedido da Fundação São Paulo e determinou a cessação do uso do nome “UniFAI” pelo Centro Universitário de Adamantina, sob multa diária de R$1.000,00.
Procurada pelo portal SIGA MAIS, de Adamantina, o Centro Universitário de Adamantina alegou ainda não ter sido intimado da decisão, e quando o for, tomará as medidas dentro do processo legal, alegou ainda que cumprirá todas as determinações do Poder Judiciário, “como sempre o fez”.
A decisão parte de um Agravo de Instumento, e a UniFAI de Adamantina deverá permanecer lutando pela manutenção do nome que utiliza desde 2016. Não conseguindo aval judicial, deverá alterar nome e marca para seguir atuando.