A vereadora Janaína Rocha (PSD) indicou, na última sessão de outubro, a criação do censo de Inclusão das pessoas diagnosticadas com câncer e pessoas com deficiências em Irapuru. Segundo a vereadora é preciso “identificar a quantidade de pessoas que estão enfrentando esse momento doloroso, seu perfil socioeconômico, criar mapeamento dos casos e direcionar as políticas públicas para o atendimento de cada uma delas”.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
A indicação ainda pede que o censo explore dados sobre pessoas com deficiência, visando a elaboração de políticas públicas. “Em se tratando das pessoas com deficiência, precisamos com urgência desenvolver políticas públicas de inclusão na prática e investir nas equipes multidisciplinares, intersetorialiedade e acessibilidade, capacitação dos profissionais.”, encerrou o requerimento.
O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.