Os moradores do bairro Guaraniuva historicamente sofrem com a falta d’água no período de seca, quando o consumo de água se intensifica, e os poços tem baixo volume hídrico para abastecimento. Desta vez o problema se tornou mais intenso, e segundo moradores, já são quase 10 dias sem água nas torneiras durante o dia.
Segundo relatos, em algumas residências a água só retorna durante a madrugada, quando o consumo da cidade é mais baixo, e é neste momento que os poços se enchem a ponto de levar água até as áreas mais altas.
SOLUÇÃO A CAMINHO: CONSTRUÇÃO DO POÇO PROFUNDO
Em nota enviada à TV Fronteira, a Prefeitura de Pacaembu informou que está ciente da falta de água no bairro, e que acompanha o caso de perto. Informou ainda que há previsão para construção do novo poço profundo no bairro para sanar o problema de abastecimento que acontece historicamente, e pede a colaboração da população, pois os reservatórios de água estão funcionando abaixo da sua capacidade.
PREVISÃO DO TEMPO
Segundo a climatologia, em Pacaembu haverá uma queda de temperatura neste fim de semana, porém, com pouca probabilidade de chuva, e o clima seco deve prevalecer pelos próximos dias.
EM SÃO PAULO, SISTEMA CANTAREIRA EXPÕE PROBLEMAS DA SECA
O Sistema Cantareira, principal fonte de abastecimento de água da cidade de São Paulo, opera hoje com 36,4% da capacidade total. A taxa é a menor para o mês de julho dos últimos 7 anos. O motivo da seca na capital também é a falta de chuvas. Para se ter ideia, a média histórica de pluviometria acumulada para São Paulo em julho é de 46,5 milímetros. Contudo, foram acumulados apenas 0,7 milímetros de chuva.