A Polícia Civil deflagrou mais uma operação da famigerada “Operação Raio-x”, que investiga desvios de verbas da saúde utilizando Organizações Sociais. Uma delas, é a Organização Social da Irmandadade de Santa Casa de Pacaembu, que após as denúncias de corrupção, e diversas dívidas e processos judiciais, interrompeu o pronto-atendimento no município, que agora é de responsabilidade direta da Prefeitura Municipal.
Segundo os processos iniciais, a OS Santa Casa de Pacaembu, entidade com mais de 50 anos de atuação, teria sido utilizada para orquestrar desvios em diversas unidades hospitalares, desviando verbas da saúde. Somente a OS de Pacaembu teria manipulado mais de R$1.1bilhão durante o período, quantia completamente díspare quanto à situação da Santa Casa local, que sempre precisou de ajudas voluntárias para permanecer atuando.
Ao todo, os policiais cumpriram mais de 30 mandados de busca e apreensão em diversas regiões do Estado de São Paulo. Entre os endereços, chamou atenção da mídia, logradouros ligados ao ex-governador Márcio França (PSB). Segundo a Folha de São Paulo, alguns policiais relataram que há gravações de conversas de Cláudio França (irmão do Governador Márcio França), e de um suposto testa de ferro da organização criminosa. Nas conversas, ambos estariam dialogando sobre as porcentagens financeiras destinadas a cada um dos integrantes do grupo. Vale ressaltar que a informação é de caráter extra-oficial, tendo em vista que o processo corre em segredo de justiça.
EM PACAEMBU
Fora divulgado inicialmente pelo SPTV (TV Fronteira), que três locais foram alvos de buscas da polícia na manhã desta quarta-feira, contudo, diversos populares relataram a presença de policiais em outros locais da cidade. Ao todo, puderam ser notados como alvos, ao menos: Wilson Pereira da Silva, Carlos Mitsuo Todo Junior, José Rodrigues Araújo e Julio Aparecido Moreira. Não se afasta também a hipótese de que estes teriam prestado depoimento à Polícia, além de serem alvo das buscas e apreensões.
No início de dezembro, através da Comissão Especial, a Câmara Municipal de Pacaembu convidou o Sr. José Rodrigues Araújo, atual provedor da OS Santa Casa, à prestar esclarescimentos, porém, o mesmo não compareceu à audiência com os vereadores. A Comissão ainda deverá apresentar relatório com as ações realizadas e o levantamento de informações, a serem tornadas públicas.
Qualquer nova informação, atualizaremos no Portal Fala.