A enfermeira Itiara Vicentim, uma das servidoras responsáveis pela central de monitoramento de casos de Covid-19 em Pacaembu divulgou que o Município zerou os casos ativos de Covid-19 nesta segunda-feira, 13. O número de casos de Covid-19 já vinha baixando conforme a taxa de imunização com as vacinas iam se completando.
Pacaembu figurou entre as cidades da região que mais vacinaram no ranking de ministração da primeira dose, hoje, segundo o portal do Governo do Estado, já foram aplicadas 30.082 doses em Pacaembu, entre a 1ª e 2ª doses, além das vacinas de dose única e doses de reforço.
Há seis dias, Adamantina já havia zerado o número de casos ativos de Covid-19, porém, é sempre importante ressaltar que isso não significa que novos casos possam voltar a surgir. Outras cidades já tiveram zero casos, e com o relaxamento dos cuidados, voltou a ter picos de contágio.
A expectativa para o retorno a normalidade, contudo, é grande. Temos acompanhado uma evolução bastante significativa do controle da doença. Ontem mesmo divulgamos no portal um estudo da Fiocruz que afirma que todas as vacinas ministradas no Brasil têm grande eficácia contra a Covid-19.
É pensando nesta precaução que o Governo do Estado de São Paulo ainda não liberou a população do uso de máscaras em locais abertos, atendendo a pedido Comitê Científico de estudo da Covid-19, porém, o anúncio é aguardado para breve, tendo em vista a evolução do quadro de imunização e o controle da doença no Estado.