Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovaram em junho, o Projeto de Lei 62/2021, que dá permissão para que o Governo do Estado instale ar condicionado nas salas de aula de instituições de ensino público estadual. Segundo o deputado Wellington Moura (Republicanos), autor da medida, a instalação dos equipamentos visa o aperfeiçoamento da infraestrutura escolar e o conforto de professores e alunos.
“Chega a ser desumano professores e dezenas de alunos em uma sala de aula e a sensação térmica de 40 graus e no tempo de frio é pior ainda, pois alguns alunos sequer têm roupa apropriada para suportar o frio, isso compromete até o aprendizado das crianças”, afirmou o parlamentar.
De acordo com o texto, a escolha do equipamento ficará a critério da Secretaria de Estado da Educação, sendo consideradas as particularidades do clima de cada região. “O secretário Rossieli se mostrou favorável quanto a ideia, a aprovação do PL na tarde de hoje representa um salto de qualidade no ensino público para favorecer professores e alunos”, declarou Moura.
Além da aprovação do PL, o Governador João Dória já havia anunciado, em agosto, R$1,2bilhões em investimentos de infraestrutura para as unidades de ensino estadual, deste montante, R$275milhões serão destinados para climatização de salas de aula, com instalação de ventiladores e ar-condicionado em locais especiais.
As informações são da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e do Governo do Estado de São Paulo.